O curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário São Camilo preocupa-se com a formação de um enfermeiro diagnosticador, inovador e crítico sobre sua atuação e o cenário de saúde da população. Prepara o profissional, ainda, para as tendências do mercado na prevenção e promoção da saúde na educação de vida saudável e na assistência integral, bem como para as certificações de qualidade como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a JCI (Joint Comission International), com foco na segurança do paciente e gestão de riscos. Pautado nos princípios camilianos da humanização e bioética, o aluno é capacitado para atuar com competências assistenciais, relacionais, científicas, educacionais e gerenciais. Além disso, há ênfase na interdisciplinaridade, base do trabalho do enfermeiro, além do corpo docente ser altamente qualificado e possuir uma visão de mercado atualizada.

 

O enfermeiro é apontado pela Organização Mundial de Saúde como uma profissão em destaque, pois pode reverter as tendências negativas do cenário futuro do segmento de saúde, por ter sua formação voltada para uma relação próxima com o paciente e com todos os profissionais da área da saúde.

Esse profissional autônomo pode atuar nos diversos serviços de saúde, na assistência em saúde coletiva ou hospitalar do setor público ou privado. Ainda, após uma experiência assistencial no início de sua carreira, ele pode exercer cargos de gestão de processos estratégicos nas empresas de assistência em saúde, nas áreas de Gestão de Materiais, da Qualidade, da Segurança do Paciente e de Riscos ao Paciente. Pode também atuar como consultor e auditor de processos de qualidade em instituições acreditadoras, em empresas de home care, serviços de Urgência e Emergência, transporte de pacientes e na docência. Além disso, o profissional de Enfermagem ainda pode tornar-se gestor de seu próprio negócio ou exercer atividade autônoma.

• Anatomia Humana
• Fisiologia Humana
• Farmacoterapia
• Procedimentos Privativos do Enfermeiro
• Sistematização da Assistência de Enfermagem
• Teorias e Focos de Atenção de Enfermagem
• Competências Gerenciais
• Ensino Prático de Enfermagem
• Estágio Supervisionado

A formação do aluno de Enfermagem da São Camilo acontece com o auxílio de laboratórios, com simuladores, sala de informática e biblioteca com completo acervo. O processo ensino-aprendizagem é pautado nas Metodologias Ativas, buscando a reflexão do aluno sobre o saber fazer da Enfermagem, com o acompanhamento de mestres e doutores experientes. Estrutura voltada ao segmento da saúde e intensa prática em unidades de saúde a partir do 3º semestre.

   
 
Duração: 10 semestres
 

Campi e Períodos:
Ipiranga - Matutino e Noturno
Pompeia - Matutino e Noturno

  Coordenadora:
Maristella Lopes Gianini – Currículo Lattes
Coordenadora adjunta:
Ana Paula Dias França Guareschi – Currículo Lattes
  Portaria Nº 01 de 06/01/2012 - D.O.U. de 09/01/2012