O curso de graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estrutura-se integralizando teoria e prática, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, permeando princípios éticos e morais, na formação do médico generalista.

Fundamenta-se na formação de um profissional com amplo conhecimento, comprometido com a profissão e a sociedade, expressando comportamento humanizado e capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde com o devido rigor científico, intelectual e ético. Os conteúdos essenciais do curso de Medicina estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, e estão integrados à realidade epidemiológica e do Sistema Único de Saúde, frente às políticas nacionais da área.

As atividades práticas têm início já no 1º semestre, com atuação em Unidades Básicas de Saúde, evoluem ao longo do curso com atividades no Centro de Promoção e Reabilitação em Saúde e Integração Social – Promove São Camilo, uma clínica-escola própria vinculada ao SUS, e seguem até seu término, na fase do Internato, realizada nos hospitais-escola, também vinculados ao SUS e geridos pela Rede São Camilo.

 

A formação em Medicina permite ao profissional a atuação em diversas áreas, como assistência, docência, pesquisa e gestão. Na assistência, o médico pode trabalhar em áreas clínico-cirúrgicas, com atendimento em consultório próprio ou como contratado, além de poder atuar em laboratório ou ainda na saúde pública. O médico também pode assumir cargos de gestão em hospitais e clínicas.

O Curso de Medicina é ministrado parcialmente em metodologia tradicional, disposta em módulos, e parcialmente em metodologia ativa, por meio de Aprendizagem Baseada em Problemas.

Os módulos desenvolvem conteúdos integrados, abrangendo diferentes áreas de conhecimento, essenciais à formação médica na promoção não somente da capacitação técnica, mas também da formação humanizada do profissional.

Destaca-se, na formação prática, a inserção precoce do aluno na comunidade por meio do módulo Interação Academia, Serviço e Comunidade e a flexibilidade curricular, por intermédio da escolha de disciplinas eletivas semestrais.

O Curso de Medicina conta com laboratórios específicos de aulas práticas, destinados a contemplar com excelência as disciplinas que compõem a matriz curricular. Destacam-se: Laboratórios de Anatomia, Técnica Cirúrgica, Multidisciplinar de Microscopia, Multidisciplinar de Microbiologia, Imunologia e Biologia Molecular, de Fisiologia e Farmacologia, de Biofísica e Bioquímica, Biotério, bem como Laboratórios de Habilidades e de Ventilação Mecânica.

Para as sessões de Aprendizagem Baseada em Problemas, o curso conta com 14 salas de tutoria, onde ocorrem as discussões em pequenos grupos de em média oito alunos, conduzidas por um tutor.

   
 
Duração: 12 semestres
 
Campus e Período:
Ipiranga - Integral

  Reconhecido por meio da portaria nº 68 de 15 de fevereiro de 2013.
 
 
Vestibular São Camilo 2014 -
Prova de Medicina