O curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo forma profissionais capacitados para atuar na melhoria da qualidade de vida da população. A estrutura pedagógica inovadora garante um ensino de excelência, buscando atender a evolução da prática do nutricionista no Brasil, proporcionando a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e ético.

Com o eixo voltado ao exercício profissional, o curso desenvolve competências e habilidades relacionadas às áreas de nutrição clínica, alimentação institucional, saúde coletiva, indústria de alimentos, marketing de alimentos e bebidas, nutrição esportiva, entre outras. Nessas áreas, o aluno será capacitado a aplicar seus conhecimentos, visando a promoção de hábitos alimentares adequados  para população saudável ou com doenças específicas.

As atividades de extensão oferecidas vão desde congressos, conferências e simpósios, até ações em comunidades de alta vulnerabilidade social, ligadas ao Projeto Rondon. O curso também proporciona iniciação científica e monitoria nas diferentes áreas do conhecimento.

Além disso, o curso oferece, desde o 2º semestre, disciplinas que permitem o contato com a prática profissional e, no último ano, o aluno vivencia os conhecimentos adquiridos, por meio dos estágios em instituições públicas e privadas conveniadas, além dos hospitais-escola, do Promove São Camilo (Centro de Promoção e Reabilitação em Saúde e Integração Social) e dos hospitais da rede São Camilo.

Ao se formar, o estudante concorre a programas de Residência Profissional nos diferentes hospitais da Rede Camiliana e, se quiser continuar seus estudos, poderá fazê-lo nos cursos de especialização ou no Mestrado Profissional em Nutrição: do Nascimento à Adolescência, também da São Camilo.

 

O mercado de trabalho para o nutricionista está em expansão, principalmente pelo fato da população se preocupar cada vez mais com saúde e qualidade de vida, fazendo a procura pelo profissional da área ser mais frequente.
O nutricionista pode atuar em diversas áreas, como alimentação institucional (em restaurantes industriais, comerciais, em hotelaria marítima, terrestre e aérea), nutrição clínica (hospitais, clínicas e consultórios), saúde coletiva (vigilância sanitária, unidades básicas de saúde, programas governamentais), indústria de alimentos e marketing (cozinhas experimentais, atendimento ao consumidor, rotulagem de produtos), nutrição esportiva, consultoria, assessoria, entre outras. O profissional pode, ainda, assumir cargos de gestão na área técnica (responsável técnico, supervisor, gerente, diretor, entre outros), trabalhar de forma autônoma, atuar na área acadêmica (docência), trabalhar na realização de pesquisas e na gestão de instituições de saúde, em empresas produtoras de refeições, academias, clubes esportivos, além de poder se tornar empreendedor, administrando seu próprio negócio em sua área de competência.


• Bioquímica
• Fisiologia Humana
• Anatomia Humana
• Tecnologia dos Alimentos
• Patologia
• Nutrição Humana
• Dietética
• Dietoterapia
• Educação Nutricional
• Avaliação Nutricional
• Nutrição e Desenvolvimento Humano
• Nutrição Esportiva
• Estágios Supervisionados

Sandra Chemin - mestra em Ciências dos Alimentos e nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Gestão Universitária pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente, é docente e coordenadora do curso de Nutrição da instituição e do curso de Especialização em Nutrição Clínica. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Ciência dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: química dos alimentos e dislipidemia.

A formação básica do aluno se dá com o auxílio de laboratórios modernos e bem equipados, que são utilizados para que ele interaja com diversas formas de atuação oferecidas pela profissão. Como exemplos desses laboratórios, há o Laboratório de Anatomia, o Laboratório de Biologia, o Laboratório de Bromatologia, o Laboratório de Técnica Dietética, o Laboratório de Microscopia, o Laboratório de Fisiologia e Bioquímica e o Laboratório de Gastronomia, além de outros.

   
 
Duração: 8 semestres
 
Campus e Período:
Ipiranga - Matutino e Noturno
Pompeia - Matutino e Noturno

  Portaria Nº 01 de 06/01/2012 - D.O.U. de 09/01/2012