O curso de graduação em Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário São Camilo tem por missão a formação de um profissional com perfil de promoção à saúde, competente e com habilidades específicas para a aquisição de imagens e controles dos procedimentos do diagnóstico por imagem, fornecendo ao médico radiologista imagens de alta confiabilidade. Além disso, o curso capacita o profissional para atuar na aplicação de instrumentos e equipamentos associados à radiologia para a pesquisa acadêmica, no desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias e para a atuação na indústria, em atividades que envolvam o manuseio de fontes de radiação ionizante ou não ionizante.

O corpo docente é formado por mestres, doutores e especialistas que atuam diretamente na área da Tecnologia em Radiologia, com clara visão do mercado de trabalho.

Os estágios curriculares podem ser realizados nos hospitais São Camilo ou em instituições conveniadas.

 

A formação de Tecnólogo em Radiologia apresenta um visível crescimento no mercado de trabalho. Com os seus conhecimentos mais profundos, ele vem ocupando de forma natural o mercado que até pouco tempo era exclusivo dos técnicos em Radiologia.

O Tecnólogo em Radiologia é um profissional indispensável na área do Diagnóstico por Imagem em Medicina. Ele atua na tecnologia em hospitais, clínicas e laboratórios; opera sistemas de radiologia digital, tomografia computadorizada, ressonância magnética e de medicina nuclear, entre outros; participa do trabalho de equipes multiprofissionais no planejamento terapêutico nos setores de radioterapia. Fora do ambiente hospitalar, ainda pode atuar no setor industrial.

Na área de serviços, o tecnólogo em Radiologia encontra um grande leque de opções nas áreas de segurança aeroportuária, alfandegária e de grandes empresas. Além disso, esse profissional pode se tornar chefe de serviço de instituições de saúde e dedicar sua carreira para a docência no Ensino Superior.

• Anatomia
• Processamento de Imagens
• Tecnologia em Tomografia Computadorizada
• Técnicas Radiológicas
• Tecnologia em Ressonância Magnética
• Tecnologia em Ultrassom
• Estágio Supervisionado* nas principais modalidades de imagens médicas

Lúcio Leonardo - doutor e mestre em Ciências pelo Ipen/CNEN – USP na área de Tecnologia Nuclear – aplicações; bacharel e licenciado em Física; coordenador do curso de pós-graduação em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada em Saúde e do curso de graduação em Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário São Camilo, docente na graduação e pós-graduação da instituição, da graduação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisador colaborador no Ipen/CNEN na área de Radiometria Ambiental, com participações em congressos e trabalhos publicados. Com mais de 20 anos de experiência em ensino, atuou como docente em diversas instituições de ensino superior.

A formação do aluno de Tecnologia em Radiologia da São Camilo se dá em uma infraestrutura moderna. O aluno desenvolve seu aprendizado, de forma prática, no Laboratório de Anatomia, no Laboratório de Processamento de Imagem e no Laboratório de Raio X .

   
 
Duração:3 anos – 3 módulos de 1 ano cada
 
Campus e Período:
Ipiranga - Noturno

 
  Reconhecido através da Portaria no 01, de 06/01/2012 – D.O.U. 09/01/2012