O curso de Graduação em Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo forma profissionais que aliam competência técnica a uma visão humanizada da saúde, oferecendo aos seus alunos uma grade curricular que atende às mais atuais demandas da profissão, com sólida base teórica e visão prática que acompanha toda a formação e consolida-se, nos últimos semestres, por meio de estágios supervisionados realizados em clínica-escola própria, hospital-escola e outras instituições conveniadas.

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que estuda as atividades humanas e as alterações que podem levar as pessoas a encontrarem dificuldades na execução de suas atividades cotidianas, desenvolvendo intervenções com o objetivo de promover a independência, a melhora da qualidade de vida e a inclusão social. O terapeuta ocupacional atua no cuidado de pessoas com deficiências físicas (de causas neurológicas, ortopédicas e reumatológicas), problemas psíquicos, intelectuais, sociais, do desenvolvimento, do envelhecimento etc., considerando os diversos contextos de vida – escola, trabalho, residência e espaços de lazer. Pode trabalhar em hospitais, centros de reabilitação, clínicas, projetos sociais, entre outros.

O corpo docente do curso é altamente qualificado, com experiência clínica e acadêmica, garantindo o vínculo entre teoria e prática.

 

O mercado de trabalho do terapeuta ocupacional é muito amplo e apresenta bom índice de empregabilidade. O profissional atua com pessoas de todas as faixas etárias que apresentam alterações de ordem motora, psíquica, cognitiva, social do envelhecimento, entre outras.
Pode atuar em hospitais, centros de reabilitação, serviços de saúde mental, instituições para idosos, projetos sociais, escolas em programas de inclusão de pessoas com deficiências, saúde do trabalhador etc., além de poder trabalhar em seu próprio consultório como profissional autônomo, em docência e pesquisa, cargos de gestão de serviços, consultorias e assessoria a projetos específicos.

• Anatomia
• Fisiologia
• Psicologia do Desenvolvimento e Social
• Sociologia e Antropologia
• Políticas de Saúde
• Terapia Ocupacional e a Saúde Funcional – Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia
• Terapia Ocupacional e a Saúde Funcional - Neurologia
• Terapia Ocupacional e a Saúde Mental
• Terapia Ocupacional, Infância, Adolescência e Saúde Escolar
• Terapia Ocupacional e a Saúde do Idoso
• Terapia Ocupacional e Saúde Coletiva
• Terapia Ocupacional, Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos
• Terapia Ocupacional, Atividades de Vida Diária e Tecnologia Assistiva
• Estágios Supervisionados

Celina Camargo Bartalotti - mestra e doutora em Psicologia da Educação; terapeuta ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP); atua como coordenadora do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da instituição e coordenadora institucional do Programa Ciência sem Fronteiras.

O aluno conta com laboratórios específicos de Atividades e Recursos Terapêuticos, Atividades de Vida Diária, Órteses e Próteses e Atividades Expressivas e Corporais, nos quais são desenvolvidas as vivências práticas dos procedimentos de Terapia Ocupacional, essenciais na formação do profissional. O programa conta ainda com laboratórios multidisciplinares de Anatomia, Fisiologia e Cinesiologia, que visam a formação teórica básica e possuem caráter interdisciplinar.

   
 
Duração: 8 semestres
 
Campus e Período:
Ipiranga - Matutino
  Coordenador:
Celina Camargo Bartalotti – Currículo Lattes
  Portaria Nº 01 de 06/01/2012 - D.O.U. de 09/01/2012